Gratuidade nos ônibus é mantida para o 2º turno da eleição em Manaus


A gratuidade nos coletivos começa às 4 da manhã de domingo e se estende até meia noite do mesmo dia.  Os mil e quinhentos ônibus das empresas operadoras do sistema coletivo convencional vão circular na cidade, cumprindo as rotas tradicionais.

A Lei nº 1.692 de 13 de setembro de 2012, que garante a gratuidade do Transporte Coletivo Urbano de passageiros do Município de Manaus para as eleições, determina que toda a frota de ônibus convencional permaneça em operação para atender aos usuários.

Vale lembrar que os veículos dos sistemas: Executivo e Alternativo, não fazem parte do programa de gratuidade no dia das eleições. Todavia por se tratar de convenção pública esses modais são obrigados a circular normalmente, com a cobrança da passagem, no dia das eleições.

A circulação dos coletivos será fiscalizada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos – SMTU que vai contar com cerca de 200 servidores no dia do pleito. A multa para a empresa que desrespeitar a lei é de 31 UFM’S, o equivalente a R$2.183,64. Os fiscais da SMTU acompanharão a saída dos ônibus desde as garagens até a circulação dos veículos nos terminais e principais corredores, observando o cumprimento da frota e dos itinerários.

No primeiro turno do pleito, 1.662 ônibus circularam, cerca de 161veículos a mais que  a frota programada pela SMTU. O número de passageiros que usufruíram da gratuidade do transporte chegou a 1.184.054. A expectativa é que este número se mantenha, mesmo com a liberação da Praia da Ponta Negra para os banhistas.
Fonte:D24am

0 comentários:

Postar um comentário