Manaus é a 1° cidade do país a utilizar telhas ecológicas na cobertura de paradas de ônibus


A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos – SMTU, inova ao trazer tecnologia de ponta, utilizando telhas feitas de garrafa pet para cobrir os abrigos de ônibus de Manaus.

Mais leves, ecologicamente correta, resistente a radiação solar, versátil e fácil de instalar, as telhas já cobrem 27 abrigos de ônibus em Manaus de forma experimental. Os técnicos da SMTU constataram as vantagens desse material. Até o final do ano todos os 600 abrigo vão receber a cobertura ecológica. Para isto, foi licitado a compra de 50 mil tenhas, suficientes para cobrir até 500 abrigos.

Ao adquirir essa tecnologia, a SMTU contribui com a natureza e ao mesmo tempo dá mais conforto e proteção à população de Manaus. A SMTU inova o setor como um todo e Manaus passa a ser a primeira capital do país a utilizar esse tipo de telha no setor público.

Para cobrir um abrigo de seis metros por dois e meio é necessário em média 96 telhas. O que significa tirar das ruas 2 mil garrafas Pet. Em um ano, a SMTU irá tirar das ruas de Manaus um milhão de garrafas Pet, além de ajudar associações de catadores a ter uma boa renda com essa captação.

Ao utilizar a telha ecológica a SMTU cria uma cadeia positiva onde todos ganham. No ano passado, foram reformados 200 abrigos e este ano entram no planejamento de reforma outros 400, com recursos e funcionários da própria SMTU.

Economia

Além de ajudar na preservação da natureza, as Telhas de PET não ressecam e nem trincam, pois possuem uma resina resiste às variações térmicas, o que representa maior durabilidade e menor necessidade de troca. São adaptadas em qualquer dimensão ou tipo de estrutura. Pesam menos de 6 quilos por metro quadrado. Isso corresponde a aproximadamente 10 vezes menos que as telhas de barro.

A fixação da telha é feita através de abraçadeiras de nylon especiais que prendem a telha na estrutura, portanto não se deslocam mesmo com ventos fortes. Impedem a ação de limo, fungos e resiste a fortes chuvas.

Utiliza menos de 1/3 do material que seria necessário para sustentar telhas de barro além da rapidez na mão-de-obra.

De acordo com os técnicos da SMTU, com essa nova telha, a prefeitura irá economizar 50% do valor gasto para construção dos abrigos, em relação aos abrigos com telha de barro.
Fonte:A Crítica

0 comentários:

Postar um comentário