Em Manaus, Terminal da Matriz será desativado e shopping popular construído

O presidente do Implurb, Manoel Ribeiro, anunciou obras de revitalização como a construção de um shopping popular para abrigar os camelôs e a derrubada do Terminal da Matriz.

Terminal da Matriz será desativado pela prefeitura.

A Prefeitura Municipal de Manaus anunciou, na manhã desta quarta-feira,20, aextinção do Terminal da Matriz, localizado na Marquês de Santa Cruz, no centro. De acordo com o presidente do Instituto Municipal Planejamento Urbano (Implurb), Manoel Ribeiro, as intervenções, com início já nesta quinta-feira, 21, ocorrem sem licitação e têm o objetivo de evitar o desabamento das galerias atingidas pela cheia.

"O terminal de ônibus não suporta mais o volume de carros pesados e não podemos cair na burocracia do poder público com risco de terminamos a revitalização só em2014”, afirmou.

Com a intervenção da área, estimada em 120 dias, o diretor de transporte da Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU), Antônio do Norte, explica que, dentro de duas semanas, um projeto de adequação do deslocamento das 129 linhas do transporte será apresentado ao Implurb.

“Os estudos já foram iniciados e o plano de mobilidade urbana será pautado na distribuição racional da circulação”, disse.

Ribeiro destaca ainda que, após a recuparação do antigo terminal de passeiros, destruído pela cheia, boxes devem ser construídos nas plataformas para abrigar os cerca de 24 artesãos que hoje ocupam a Praça Tenreiro Aranha, na rua Teodoreto Souto.

Intervenções na Avenida Eduardo Ribeiro que, deve ser aberta nos dois sentidos para a passagem de carros leves e contará com estacionamento nas laterais também estão prevista no plano de revitalização municipal.

Camelôs

Sob o comando do plano de revitalização, o Implurb, informa que após desocupação da Praça Tenreiro Aranha, no centro, 1.200 vendedores ambulantes devem ser acomadados ao lado do Hotel Amazonas.

“Há uma conversa para que os armazéns 21 e 23 sejam disponibilizados para a acomodação de pequenos comerciantes já que a área não é tombada”, informou Ribeiro.

Desde2010, ainstalação do ‘camelódromo’ no Porto de Manaus e no Booth Line, prédio tombado do centro está suspensa pela Justiça Federal por não ter sido submetida à deliberação do Conselho Administrativo do Porto, Aduana, nem à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

As intervenções, no centro da cidade, contam com a participação do Implurb, Casa Militar, SMTU, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab).
Fonte:D24am

0 comentários:

Postar um comentário