Motoristas e cobradores de ônibus são demitidos após greve em Manaus!


O número de funcionários demitidos pelas empresas de transporte coletivo por envolvimento na paralisação dos ônibus, do último dia 10, em Manaus, já chega a 112, segundo representantes da classe. Na última quarta-feira (18), três funcionários da empresa Nova Integração, demitidos por justa causa, denunciaram a situação no Ministério Público do Trabalho (MPT).

Funcionária há três anos da Nova Integração e diagnosticada com pedras nos rins recentemente, Eliana dos Reis conta que mesmo sendo amparada com dois anos de estabilidade por pertencer à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da empresa, foi demitida por justa causa acusada de ser, segundo a empresa, uma das ‘cabeças da greve’.

Segundo o ex-motorista da empresa Açaí, Raimundo Sá demitido por justa causa logo após a paralisação dos rodoviários, a média de demitidos, na empresa já chega a 50.





















Questionado sobre os 112 funcionários demitidos em função da greve, o assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), Fernando Borges, informou que a orientação é para que todos os funcionários que tiveram participação ativa na paralisação do transporte sejam demitidos.

“Todas as demissões até agora foram por insubordinação, o que é amparado pela CLT. Além disso, temos DVDs e testemunhas para provar que os demitidos participaram ativamente da greve impedindo a saída dos carros”, afirmou.

Borges também descartou a possibilidade de falta de ônibus pela cidade, uma vez que as empresas contam com escala reserva e trabalha com média de 5% de demissões mensais.
Fonte:D24am

0 comentários:

Postar um comentário