Mais um novo cemitério de ônibus é encontrado em Manaus!

Mais um cemitério de ônibus é encontrado em Manaus (AM). A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) que descobriu, e autuou, nesta quinta-feira, 15, mais uma empresa de transporte coletivo que mantinha um cemitério clandestino de ônibus, em uma área particular sem o licenciamento ambiental e com impacto ambiental constatado pela fiscalização do órgão.

O cemitério fica na zona Norte de Manaus, o terreno, pertencente à empresa União Cascavel, abrigava mais de 100 carcaças de ônibus e centenas de entulhos de peças, fibras de vidro e restos de veículos, amontoados. A empresa foi autuada em 351 Unidades Fiscais do Município (UFMs), enquadrada nos artigos 137, inciso 11, e 138, inciso 25, da Lei 605/2001 (Código Ambiental do Município). É o segundo caso de depósito clandestino de ônibus encontrado pela Semmas em menos de 10 dias.
Lei
O artigo 137, inciso 11, considera infração grave instalar, operar ou ampliar obras ou atividades sem licenciamento ambiental ou em descumprimento de condicionantes e prazos ou em desacordo com legislação e normas vigentes.
Já o artigo 138, inciso 25, considera infração muito grave depositar no solo quaisquer resíduos líquidos, gasosos ou sólidos sem a comprovação de sua degradabilidade e da capacidade de autodepuração. O diretor de Fiscalização da Semmas, Norberto Magno, informou que retornará ao local nesta sexta-feira, 16, com o objetivo de notificar o responsável pelo terreno a providenciar a retirada das carcaças do local. -

“Além de serem potenciais poluidores, já que existem baterias, fibras de vidro e resíduos de óleo no solo, essas carcaças também podem estar servindo para proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, observou Magno.
Fonte:A crítica


0 comentários:

Postar um comentário