Motoristas de ônibus de Manaus vivenciam problemas enfrentados por usuários deficientes

Idosos, deficientes físicos e instrutores da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) contaram a 60 motoristas e 20 cobradores que trabalham no sistema de transporte coletivo urbano em Manaus quais são os principais problemas sofridos diariamente por eles na hora de usar o ônibus.


As intervenções e simulações de várias situações aconteceram, ao longo de toda essa semana, durante o curso de qualidade no atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Além de sensibilizar e qualificar os funcionários do transporte coletivo, o curso serviu para os profissionais conhecerem as reclamações da sociedade. “Cada motorista e cobrador passou por uma situação, simulando as situações vividas por um cadeirante ou deficiente visual por exemplo. Com isso, queríamos colocar os funcionários no lugar dos usuários e mostrar as dificuldades vividas por eles, nas paradas de ônibus”, disse a chefa do setor de educação da SMTU, Keili Brasil.

Com os olhos vendados, a motorista Carla Núbia do Nascimento, 38, experimentou a situação vivida por deficiente visual, ao pegar o transporte coletivo. “A sensação é horrível, é de isolamento. É horrível não enxergar. Durante a atividade, eu tropecei e tive que ser ajudado por um colega para subir os degraus do ônibus”, disse.
Fonte:A Crítica

0 comentários:

Postar um comentário