Transporte Público de Manaus, uma vergonha nacional


É com muita tristeza e ao mesmo ódio que venho a redigir este artigo, num momento desesperador, no qual não espero que este desabafo, seja mais um, mas que possa servir de utilidade pública para que uma providência seja tomada com urgência, sobre o Transporte Público de Manaus.
 

Eu, como muitos usuários, uso diariamente os coletivos da nossa cidade, e por muitos anos venho agüentando calado o abuso e as humilhações que temos que passar todo dia. Começando quando chegamos na parada de ônibus para aguardar o coletivo passar, e ponha tempo nisso, esperamos em média 45 minutos a 1 hora de espera em vários pontos da cidade, como pode isso acontecer numas das capitais mais ricas do Pais?

Agora se fosse só chegar nas paradas de ônibus e la ficarmos esperando mesmo que seja por uma 1 hora, tudo bem, mas quais paradas de ônibus? Nós se quer temos paradas de ônibus dignas, a maioria esta sem banco, sem telha, sem mesmo até a própria parada, ficamos expostos no sol e na chuva.

Depois de muito esperar lá vem o ônibus, putz, vai começar a saga, é minha gente, todos os manauaras sabem do que vou falar agora, o desafio de conseguir entrar num ônibus, se eu estou na parada de ônibus, esperando por 1 hora e em média me fazem companhia 05 usuários, multipliquemos por mais 50 paradas antes da minha, e todos esperando o mesmo ônibus por incrível que pareça, resultado, ônibus tri-lotado.

Pois bem, agora que conseguimos entrar dentro do busão, mesmo que estejamos esmagados, vamos por parte, os cobradores, eu não tenho nada contra a nenhum deles, a maioria sempre esta com cara de quem comeu e não gostou, eu não tenho culpa dos seus problemas, você esta no seu trabalho e o faça direito, eu já estou aborrecido por esperar por tanto tempo o ônibus e você ainda me trata mal, um comprimento, um ola, bom dia, boa tarde, ou boa noite, não deixará você, mais rico ou mais pobre.

Próximo passo, os usuários, é gente, é de nós mesmos que vou escrever, poxa, tenha senso do ridículo, do aceitável, do quase aceitável, assim como você, eu também tenho direitos sobre esse bem, eu também pago meus impostos, tenho todo direito de ficar em pé, sentado, pendurado dentro dele, desde que, eu não incomode ninguém, tem gente que pega o celular e põe pra tocar, tipos de músicas, que nem todo mundo gosta, é pra isso que existi fone de ouvido. Outra coisa, é gente que fala alto pra caramba, saiba que você não esta numa feira e muito menos na sua casa, onde seus instintos de mal educado podem ficar livres, outra, é gente que faz do transporte público, transporte privado, ou seja, fazem frete, é isso mesmo, frete, já vi gente fazendo a própria mudança dentro do ônibus. Quando não, transportam sacas de farinhas, peixe e até tijolo, uma vez peguei um ônibus dentro da zona norte de Manaus, na qual estavam transportando tijolos.

Próximo passo, a infra estrutura dos ônibus, externa e interna, estão todos caindo aos pedaços! Hoje em Manaus, você já não têm certeza se vai pegar o ônibus e chegar no seu destino, todos os manauaras, sabem do último acidente que teve que vitimou 03 pessoas, e ai, como fica? Pego um ônibus desses podres, to bem em pé, esperando chegar ao meu destino, o freio quebra, a direção idem, ele bati em 03 casas e eu morro, como fica?

Bom, agora sim, o real motivo deste meu desabafo, todos os ônibus estão caindo aos pedaços, mais como a maioria das coisas da vida, tudo envelhece, não é diferente com os ônibus de Manaus, peguei um busão lotado como sempre, passei pela catraca e uma luz apareceu, iluminou meus olhos quando vi, o que? Um espaço vazio, área vip, pensei! Não acredito, uma vaga em aberta no meio do ônibus, um banco para sentar, mas, antes de chegar até o local, me perguntei. Esse povo todo esmagado aqui dentro e ninguém sentado naquele lugar? O banco que era pra qualquer usuário sentar e aguardar até seu destino, era uma farsa, além de todo usuário ser roubado toda vez que passa na catraca o valor de R$2,75 ele é obrigado a seguir viagem em pé, ou aceitar ir sentado no banco que esta só os ferros, correndo o risco de pega um tétano, o banco estava só a carcaça, esqueleto, cinzas, entenda como quiser essa humilhação, muitos coletivos de Manaus estão em condições, que nem banco já se tem mais, pois o anos se passam e como tudo na vida, envelhece e acaba.
Fonte:Fortalbus

0 comentários:

Postar um comentário